Ministério de Dança



A utilização da dança é algo que tem crescido tanto em número de igrejas que a introduziram em seus cultos, quanto na forma de apresentação. Vemos que em algumas igrejas apenas a utilizam em forma de coreografia, onde há ensaios para que os movimentos sejam idênticos, em outras as apresentações são de forma teatral valorizando vestes e mensagens.

Esta ferramenta (a dança), assim como a música, pode ser utilizada para o engrandecimento do nome de Jesus, como também um instrumento nulo, sem efeito algum. Ultimamente temos ouvido uma grande divulgação do termo profético (louvor profético, adoração profética, conferência profética, dança profética). Neste estudo falaremos sobre a dança profética.

No livro de Romanos capitulo 12, versículos 6 diz: temos variedades de dons segundo a graça que nos é dada, vejo que a dança é um dom, assim como a profecia, sendo a dança um dom natural e a profecia um dom espiritual.
Como podemos unir estes dons em prol da obra, como Deus quer agir?

A dança na igreja leva o adorador a expressar com o seu corpo, tudo aquilo que ele está sentindo, ele fala através da expressão, do movimento.

O profeta fala aquilo que está no coração de Deus, aquilo que está no mundo espiritual.

Nas escrituras não encontramos nenhum relato de uma profecia dada por dança, apenas descreve que Miriã dançou, expressando ações de graças, e ela era uma profetisa. Mas vejo que Deus quer que façamos coisas diferentes, em seu nome faremos coisas maiores do que as que Ele fez, temos que ser ousados sempre, mas nunca sem base bíblica.

Precisamos estar sob a direção do Pai, para que Ele nos use como instrumentos afinados, ajustados, totalmente excelentes. O termo profético na dança não pode ser usado para prever algo com expressões, mas sim revelar aquilo que Deus deseja para a sua igreja. I Corintios, 16-1 diz : segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.

Estamos em uma geração que precisa restaurar o dom profético, Deus precisa restabelecer suas atalaias. Não podemos permitir que a profecia perca a sua essência, se isto acontece, literalmente estamos nadando contra as correntezas.

Há grande diferença entre ministrar com danças e o profetizar com danças.

Na ministração expressamos aquilo que sentimos, ou seja, nossas emoções, nossa gratidão, nossa adoração. É uma dedicação pessoal,

mas que contagia outras pessoas, além disso, cativamos a igreja a obter maior liberdade na presença do Senhor. Estaremos servindo ao Senhor com a nossa dança.



Dança Profética

Procurai o dom de profecia...
A pessoa que exerce a função de dançarino na igreja precisa buscar este dom. Não podemos simplesmente dizer, profetizei, ou exerci um ato profético. O profeta, fala aquilo que está vendo ou sentindo no mundo espiritual, em uma visão diferente, tem a visão de Deus, daquilo que o Pai quer realizar. Ele tem o sentido que muitos não tem, mas precisam, então Deus levanta tais pessoas para realizar a sua obra e o seu querer.

A Bíblia sempre fala do verdadeiro profeta como um referencial, vemos que o povo, os reis, os líderes sempre procuravam os profetas para saber como proceder. Eles tinham intimidade com o Pai, caminhavam em um ritmo diferente, tinham uma visão diferente. Quando iniciamos uma dança profética, neste momento o Senhor está falando, quero que você dance em um ritmo diferente, com passos diferentes, eu vou te dirigir e não você a mim.

Deixamos nossas emoções e damos lugar ao Espírito de Deus, para que realize através de nós a vontade do Pai, como instrumentos totalmente afinados. Podemos dizer que a essência do profético é entrar no mundo espiritual, ver, ouvir e expressar aquilo que está no coração do Pai. Para que haja a dança profética é necessário antes de tudo ter vida com Deus, ter humildade, adoração como regra de vida, santidade. Não podemos planejar uma dança profética, como profetas devemos estar sob total direção de Deus.







Não deixe o meu "Coração" se esfriar! Acende em mim a Chama da tua "Promessa"!

ALIANÇA ETERNA "JESUS"
"Que ao olhar pra mim Senhor! Vejas a tua "Aliança" em meu dedo!!! E jamais a tirarei!!!
_____________________
"Sacrifícios agradáveis a Deus, são: o espírito quebrantado, coração compungido e contrito, não desprezarás, ó Deus." (Salmo 51:17.)
_________________
Hoje, o Espírito Santo de Deus tem despertado a Igreja a uma entrega total ao senhorio de Jesus e tem feito brotar um desejo mais profundo de experimentar o próprio Deus. São multidões em busca da salvação e os crentes sendo restaurados, vivendo uma nova vida em Cristo. Um dos instrumentos deste avivamento é exatamente o louvor e a adoração; e assim como a música e o canto, a dança vem expressar a sede do coração do ser humano por mais de Deus.Do mesmo modo, o coração de Deus nos é revelado em canções e gestos que nos envolvem com Seu amor, cada vez que nos colocamos diante d'Ele em adoração.
“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4:24

Trazendo à Igreja o entendimento da "restauração do tabernáculo caído de Davi" (At. 15); com unção de vitória e livramento, como Miriã, com restituição e restauração; como Davi; dançando por causa do grande milagre, como o homem curado por Pedro e João, ao entrar no Templo; rejeitando a sensualidade de Herodia (que dançou pela cabeça de João Batista) e a dureza de Mical, que censurou a dança de Davi.
Dançamos como a virgem que se alegra, por que o Senhor tem transformado nossa tristeza em regozijo. Lembramos que a Igreja nasceu em Jerusalém, não em Roma. Desromanizamos, assim, o nosso entendimento, e profetizamos que onde está o Espírito de Deus, aí há liberdade.
Quando Davi trouxe a Arca do Concerto de volta, ele vinha dançando à Sua frente. Davi é um "tipo" do Messias. Como um noivo que se alegra em se encontrar com a noiva, assim a Igreja se prepara para o encontro com o seu noivo.
A dançarina do Senhor é:
Santa, pura e transparente para o Senhor; Suas vestes são santas; Adornada; Perfumada (com óleo de unção); Revestida com as armas espirituais, e com todas sabe guerrear; Firme e convicta do seu chamado; Sabe dançar, seja pelo Espírito, ou preparada por dançarinos.

A DANÇA É UMA LINGUAGEM UNIVERSAL

A dança é uma linguagem universal, pois torna possível contar uma história com o início, meio e fim, e através dos movimentos dançados mais as pantomimas, que são peculiares a esta forma de expressão, vencemos as barreiras da língua e falamos com as emoções.Os movimentos falam. Um gesto pode ferir mais do que uma palavra, daí a preocupação com essa forma de linguagem. Preciso saber se o que estou querendo transmitir e comunicar será bem compreendido através dos movimentos executados. Não devo falar por falar, dançar por dançar e sim pensar, refletir para então me fazer entender e o mesmo deve acontecer com a montagem coreográfica, ou a dança propriamente dita.Muitos hoje em dia, profissionais da dança optam pela execução de movimentos sem que necessariamente fale algo, mas, para mim, nada é mais belo que ir ao Teatro, sentar e me emocionar com uma história contada através das músicas clássicas e dos movimentos e expressões que fazem calar a nossa alma, é sem dúvida um pedacinho do céu. Arte é vida e está intimamente ligada ao Artista Maior.O corpo é uma preciosidade física com qual experimentamos a vida. A dança completa essa experiência porque é a arte do movimento. Sem dúvida somos um espírito que por um período de tempo passamos pela terra morando num corpo mas que vivemos ansiando o paraíso eterno!Nascer, morrer, renascer pelo sangue de Jesus, e morrer para viver com o Eterno a eternidade plena é o anseio dos que buscam a intimidade com Deus pela amizade com o Espírito Santo para assim revestidos pelo sangue do Cordeiro, puros de coração e limpos de mãos, possam ver a face de Deus e contemplar a sua glória. Esse é o objetivo de cada cristão.

*********************************************************************

aDeixe aqui seu Comentário!

Um comentário:

  1. Olá, paz.. o que significa dança profética? O que a bíblia fala sobre dança profética?
    Alguém pode me ajudar? Obrigada!!!

    ResponderExcluir

  • IGREJA VIVA (Site Oficial)

    IGREJA VIVA (Site Oficial)
    Clique na imagem acima e conheça mais sobre o nosso Ministério

    Bem Vindos!

    Bem Vindos!
    Navegue em um Mundo de Informações essenciais para o seu ministério, pois creio na liberdade que temos em Jesus, embora muitos ainda desconheçam o que significa "Dançar pra Deus", creio que Deus usa tudo que Ele mesmo criou para o seu LOUVOR! E por que não a DANÇA?

    Postura na Dança

    Postura na Dança
    Preste muita atenção nos variados gestos que você faz ao dançar pra Deus. - É importante ter uma Postura de Adorador(a), para que sua expressão corporal seja vista por Deus como espressões santas. Use roupas adequadas, que não exponham o seu corpo; cuidado com a sensualidade e os exageros expressos em seu corpo. Lembre-se seu CORPO é Templo do Espírito Santo de Deus.

    A Dança que agrada a Deus

    A Dança que agrada a Deus
    Adoração é entrega total a Deus, é deixar o Espírito Santo nos guiar cada passo, cada gesto...é inexplicável dançar com Deus...É como dançar no ar como se tivéssemos voando...

    Conheça mais sobre nós...MLU

    Conheça mais sobre nós...MLU
    Ministério Profético "Lágrimas e Unção"

    Seja um seguidor deste blog!

  • "O Significado das Cores"

    "O Significado das Cores"
    A dança usa de gestos e movimentos para ministrar o louvor e a adoração a Deus. Através dos gestos é ministrado: a cura, a libertação, a adoração, o clamor, o arrependimento, o quebrantamento e a guerra.
    Cada movimento tem seu significado, cada cor é a profecia lançada sobre a igreja. As profecias trazidas pelo ministério de dança são visuais, por isso, são usadas as cores e cada cor tem um significado profético:
    Vermelho (escarlate, carmesim... tons de vermelho): sangue, reconciliação, sacrifício;
    Azul (tons de azul): céu, graça celeste, revelação divina, rios de águas vivas ou purificadoras;
    Púrpura: realeza;
    Branco: pureza, santidade, justiça, Espírito Santo;
    Prata: redenção, palavra de Deus;
    Ouro, Dourado: Divindade e a Glória de Deus;
    Bronze, Cobre e Metal: julgamento;
    Amarelo (tons de amarelo): celebração, alegria (em referência ao óleo), Glória de Deus, Unção;
    Verde (tons de verde): nova vida, florescimento, renovo, vigor, prosperidade;
    Marrom, Cinza: arrependimento, humilhação
    Laranja, amarelo e vermelho (juntos): fogo e Espírito Santo, louvor;
    Laranja: o fogo
    Ameixa: riqueza, abundância, cheio do Espírito Santo;
    Rosa: a alegria;
    Preto: o pecado, a morte;
    Roxo: realeza, reinado, majestade.

    "Geração que Dança"

    "Geração que Dança"
    Dançaremos diante do "milagre" de Deus nesta Nação! Pois o Espírito Santo, tem gerado em nós uma "Nova Dança"! "A Dança Profética"...Somos a Geração que Dança, não movidos pela "carne", mas totalmente conduzidos pelo Espírito de Deus! E O Senhor diz:..."CELEBRA NOIVA MINHA, AMADA MINHA!" Pois o seu MILAGRE CHEGOU! Que esta Geração das Nações e Povos liberem uma "NOVA DANÇA" em meus "Braços de Amor"!

    O que te faz Chorar?

    Será a dor, a culpa, o amor não correspondido, a perda, o nervosismo, a doença, o sonho não alcançado, os traumas, a ferida incurável? Poderíamos citar inúmeras razões pelas quais derramaríamos nossas lágrimas, porém saiba que em todas essas e demais que não mencionamos, nenhuma tem o poder de curar-nos a alma como aquela única lágrima que derramamos para Deus! (pense nisso)... Pastora Erika R de Carvalho...